Durante a gravidez, olhe pela sua visão

 

Cuidar deles, é começar por cuidar de Si.

A gravidez é um período de enormes mudanças, emocionais e físicas, envolvendo também vários órgãos, incluindo os olhos.

Durante a gravidez, deverá ter especial atenção em manter uma vida saudável, através de uma dieta equilibrada e prática de exercício físico adequado, bem como manter ou reforçar cuidados com a sua saúde ocular. Se possível, antes de pensar em engravidar, deve consultar o seu estado geral de saúde para que possíveis patologias possam ser corrigidas ou controladas durante a gravidez, sem potenciar o risco de agravamento das mesmas.

 

Durante a gravidez, que riscos estão associados à visão?

Existem várias alterações oftalmológicas durante a gravidez às quais deve ter especial atenção:

Mudanças fisiológicas: são alterações, geralmente benignas e reversíveis no pós-parto, que incluem:

  • Oscilações de hidratação da córnea: este é um dos riscos mais comuns e que pode limitar a flutuação do estado refrativo do olho fazendo com que, durante a gestação, os óculos que usa habitualmente possam deixar de ser os mais adequados. A cirurgia refractiva com laser não é recomendada e deve-se evitar também o uso ou a mudança de lentes de contacto;
  • Olho seco: provocado por alterações que ocorrem no funcionamento das glândulas, impossibilita a produção de lágrima em quantidade e qualidade suficiente para manter os olhos lubrificados;
  • Hiper pigmentação na pele, em redor dos olhos: está relacionado com as alterações hormonais típicas da gestação. Por norma, esta hiper pigmentação desaparece algum tempo depois do parto.

Doenças oculares específicas da gravidez: incluem alterações visuais graves, como as que ocorrem na pré-eclâmpsia e eclâmpsia – complicação caracterizada por pressão arterial elevada, presença de proteínas na urina e inchaço do corpo. A nível ocular, a pré-eclâmpsia e eclâmpsia podem manifestar-se desde o aparecimento de manchas pretas (escotomas), visão turva até levar, em último caso, à perda momentânea de visão.

Agravamento de patologias oftalmológicas existentes: Uma mulher com diabetes, durante a gravidez, deve ser seguida regularmente pelo Oftalmologista e Obstetrícia, por forma a controlar possíveis doenças oftalmológicas já existentes, como é o caso da retinopatia diabética. É, por isso, importante um cuidadoso planeamento e acompanhamento especializado antes de pensar engravidar, por forma a não agravar patologias existentes.

 

Quais os cuidados a ter no pós-parto?

Os cuidados com a saúde ocular devem continuar no pós-parto mesmo que o bebé recém-nascido não mostre alterações dos olhos no exame pediátrico feito na maternidade. Estes cuidados a ter incluem:

  • Higiene das pálpebras do bebé com compressas esterilizadas embebidas em soro fisiológico;
  • Evitar qualquer contacto dos olhos do bebé com cremes ou produtos utilizados na higiene do mesmo;
  • Evitar a exposição solar excessiva;
  • O seu filho recém-nascido deve realizar os rastreios obrigatórios feitos pelo médico Pediatra e/ou Médico de Família e, caso se verifique alguma alteração nos olhos, deve ser observado por um Oftalmologia com a maior brevidade possível.