São Tomé… Espera para Ver

A acção solidária “São Tomé… Espera para Ver”, foi um projecto das Ópticas Conselheiros da Visão em parceria com as Forças Armadas e o Ministério da Saúde de São Tomé.
Ao encontrar um fim, conseguimos voltar ao princípio que é dar saúde ocular a quem não tem capacidade económica através de uma consulta onde é avaliada e detectada alguma incapacidade ou anomalia visual, podendo também doar a solução. A nossa solução passou por reacondicionamento e colocação da graduação em cerca de 800 pares de óculos, todos eles com lentes novas para oferecer a pessoas, entretanto identificadas nos Centros de Saúde distritais e no Hospital local Dr. Ayres de Menezes.

Previamente os Conselheiros da Visão deram conhecimento do projecto ao público em geral, através de uma Gala de apresentação que teve lugar no dia 9 de Novembro de 2011, no Estoril.
A comitiva multidisciplinar, composta por oftalmologistas, optometristas e técnicos de óptica ocular, partiu para São Tomé onde esteve durante oito dias a realizar consultas da especialidade.
As Ópticas Conselheiros da Visão tiveram o privilégio de participar na promoção do acesso aos cuidados primários da saúde ocular no sentido de dar melhor resolução a possíveis perturbações oculares que se diagnosticaram.

A apresentação do projecto solidário contou com a presença de várias figuras públicas como a jovem cantora e apresentadora de televisão, Carolina Torres, que foi convidada para ser o rosto das Ópticas Conselheiros da Visão, no ano de 2012.
Juntamente com Carlos Carvalho, eleito Mister República 2011, foram os padrinhos da acção solidária, tendo acompanhado esta missão no terreno.

2011-2012

Em parceria com as Forças Armadas e o Ministério da Saúde de São Tomé, teve o objetivo de dar saúde ocular a quem não tem capacidade económica através de uma consulta onde é avaliada e detectada alguma incapacidade ou anomalia visual, havendo ainda a doação da solução.

Iniciado em Cabo Verde e concluído em São Tomé, com o apoio do Ministério da Educação e Cultura, da Fundação da Criança e Juventude e com a presença de Simone de Oliveira, foram reunidas e doadas cerca de sete toneladas do mais diverso material didático. Foram também realizadas mais de 650 consultas e entregues cerca de 300 pares de óculos graduados.

Aquisição e doação de um ecógrafo para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAM-CM), no âmbito da prevenção do cancro da mama, de forma a oferecerem diagnósticos gratuitos à população. Posterior doação de um “Capsuloblast” para a Mama Help – Centro de Apoio a Doentes com Cancro da Mama.

Realização de rastreios visuais gratuitos, a nível nacional, que proporcionam uma oportunidade de despiste para muitas populações, tendo um impacto bastante positivo nos indivíduos que deles beneficiam, actuando perante crianças em particular e com a população em geral.

As Ópticas Conselheiros da Visão elegeram a Associação Pata D’Açúcar como beneficiária da ação solidária relacionada com uma das maiores causas de cegueira no mundo. Esta associação resgata vários cães abandonados por ano, treinando-os para a deteção precoce das baixas de glicémia nos seus tutores.