Previna a Retinopatia Diabética

Assim se domina a nova causa solidária que as Ópticas Conselheiros da Visão estão a desenvolver, reservando por cada uma das suas vendas, uma verba que terá como principal beneficiário a Diabentejo – Associação dos Diabéticos Alentejanos.

Um dos principais objectivos desta causa visa alertar a sociedade para uma das maiores causas de cegueira evitável em Portugal e em todo o mundo Ocidental. Como não existe sintomatologia evidente na maioria dos pacientes com diabetes nos olhos, é de suma importância um rastreio com um especialista da visão, sobretudo se tem antecedentes familiares, o que constitui um factor de risco agravado.

A maioria das pessoas com retinopatia diabética não se apercebe de nenhuma alteração na sua Visão, até a doença já estar demasiado avançada provocando alterações patológicas na retina, em consequência, muitas vezes tarde demais para recuperar a visão perdida.

As Ópticas Conselheiros da Visão irão realizar rastreios visuais gratuitos durante o decorrer desta acção, onde serão feitas Retinografias e consequente análise especializada.

 

O que é a retinopatia diabética?

A retinopatia diabética é um problema ocular que afecta os indivíduos portadores da diabetes, e que pode levar a perdas de visão ou mesmo cegueira.

É mais comum em indivíduos que não controlam os seus níveis de açúcar no sangue (glicemia).

Esta doença é provocada por alterações nos vasos sanguíneos que se encontram na retina. (membrana interna do olho que contem as células fotossensíveis, cones e bastonetes, responsáveis pela Visão )

Os vasos alterados deixam sair líquido e sangue para a retina levando à diminuição da visão.

Em alguns casos desenvolvem-se ainda vasos anormais na retina, os quais são muito frágeis e sangram facilmente causando lesão e perdas de visão.