Pata d’Açúcar

As Ópticas Conselheiros da Visão elegeram a Associação Pata D’Açúcar como beneficiária da ação solidária relacionada com uma das maiores causas de cegueira no mundo.

Esta associação resgata vários cães abandonados por ano, treinando-os para a deteção precoce das baixas de glicémia nos seus tutores.

A Ocean é uma cadela cujo treino é apoiado pelas Ópticas Conselheiros da Visão, sendo depois cedida a um tutor identificado pela Pata D’Açúcar, ajudando no controlo dos seus níveis de glicémia.

Caso seja portador da Diabetes, candidate-se a Tutelar um cão médico que pode salvar vidas.

Retinopatia Diabética

O que é?

A Retinopatia Diabética é uma manifestação ocular da diabetes e uma das principais causas de cegueira na população portuguesa. No entanto, muitos casos poderiam ser evitados com exames Oftalmológicos e Optométricos regulares, seguido do adequado tratamento.
Esta doença é provocada por alterações nos vasos sanguíneos que se encontram na retina (membrana interna do olho que contém as células fotossensíveis, cones e bastonetes, responsáveis pela visão).

Os vasos alterados deixam sair líquido e sangue para a retina levando à diminuição grave da visão.

Em parceria com as Forças Armadas e o Ministério da Saúde de São Tomé, teve o objetivo de dar saúde ocular a quem não tem capacidade económica através de uma consulta onde é avaliada e detectada alguma incapacidade ou anomalia visual, havendo ainda a doação da solução.

Iniciado em Cabo Verde e concluído em São Tomé, com o apoio do Ministério da Educação e Cultura, da Fundação da Criança e Juventude e com a presença de Simone de Oliveira, foram reunidas e doadas cerca de sete toneladas do mais diverso material didático. Foram também realizadas mais de 650 consultas e entregues cerca de 300 pares de óculos graduados.

Aquisição e doação de um ecógrafo para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAM-CM), no âmbito da prevenção do cancro da mama, de forma a oferecerem diagnósticos gratuitos à população. Posterior doação de um “Capsuloblast” para a Mama Help – Centro de Apoio a Doentes com Cancro da Mama.

Realização de rastreios visuais gratuitos, a nível nacional, que proporcionam uma oportunidade de despiste para muitas populações, tendo um impacto bastante positivo nos indivíduos que deles beneficiam, actuando perante crianças em particular e com a população em geral.

As Ópticas Conselheiros da Visão elegeram a Associação Pata D’Açúcar como beneficiária da ação solidária relacionada com uma das maiores causas de cegueira no mundo. Esta associação resgata vários cães abandonados por ano, treinando-os para a deteção precoce das baixas de glicémia nos seus tutores.