Os perigos de comprar óculos de sol falsificados

Proteja a sua visão, compre somente óculos de Sol em ópticas especializadas.

Os óculos de sol são um acessório de moda cada vez mais procurado, mas a sua principal função é de protecção, isso só é possível com a capacidade e qualidade filtrante das lentes, serem unicamente, pouco ou muito escuras, não garante qualquer protecção aos olhos e áreas adjacentes, serem muitos escuros podem até ser um factor de grande risco!

Para as pessoas que no seu dia a dia estão expostas ao sol, quer em ambiente urbano, quer em simples lazer, o sol, ou até na sua ausência ( por ex: tempo nublado) emite radiação de vários comprimentos de onda, ou seja, radiação visível e também muita radiação invisível, mas com elevada carga energética ( Ultra violeta – UV e infra Vermelho- IV) muito perigosa para a nossa saúde em geral e em particular, para o nosso sistema visual.

 

Não deixe que o pretensamente barato hoje, lhe saia muito caro amanhã!

Atraídos por preços altamente convidativos, apesar de quase sempre gerarem fortes suspeitas sobre a sua qualidade, de forma consciente ou então levadas ao engano, muitas pessoas optam por adquirir óculos escuros na venda ambulante, Lojas não especializadas, nas redes sociais e ofertas promocionais ….. Um verdadeiro perigo para a preservação da saúde ocular, e em consequência, um perigo também para a manutenção da qualidade da sua visão.

Muitas destes pretensos Óculos de sol de marca, são obviamente falsificados e utilizam lentes igualmente falsas de baixíssima qualidade óptica, que não conseguem filtrar completamente a radiação nociva dos raios solares.

 

Porque razão as lentes escuras, sem qualidade filtrante, são um perigo?

O uso constante dos óculos escuros falsificados ou de qualidade duvidosa pode agravar casos de catarata, glaucoma, conjuntivite e até levar à cegueira parcial.

Na ausência de luz, a nossa pupila aumenta o seu diâmetro, ou seja a pupila dilata para facilitar a entrada de luz, o que acontece, também, quando se usa óculos com lentes escuras. Assim, este tipo de lentes falsas ou de má qualidade, não só, não protegem da radiação perigosa emitida pelo sol, como também potenciam os seus perigos, ao ampliar a área de entrada dos raios luminosos carregados de energia perigosa, os tais UV e IV, que afectam as estruturas internas do olho, nomeadamente, o cristalino (aumentando em muito o risco de aparecimento de cataratas) e a Retina (membrana onde se situam as células fotossensíveis responsáveis pela visão)

 

Posso usar lentes de Sol Graduadas?

Se precisa de lentes graduadas, pode optar por lentes com diversas tonalidades, sendo mais ou menos escuras, capazes de oferecer toda protecção dos óculos de sol com a nitidez e segurança dos seus óculos graduados. Inclusive já há lentes incolores para uso interior que possuem tratamentos que permitem absorver toda a radiação perigosa, inclusive a emitida pelos ecrãs digitais, cada vez mais utilizados no dia-a-dia.

Visite uma Óptica Conselheiro da Visão, que possui a oferta e diversidade de soluções para proteger o seu bem mais precioso, que é a visão, pelo preço justo e adequado às suas necessidades, não deixe que o pretensamente barato hoje, lhe saia muito caro amanhã.